15 de janeiro de 2012

Cinco dicas para criar o Briefing Criativo Perfeito


1. Seja descritivo

De muitas maneiras, os melhores modelos - seja para um site, peça, ou vídeo - são aqueles que pareceram não ter sido produzidos com muito esforço.

Eles atingem as metas quando se trata de clareza da mensagem, interpretando a marca e se conectando com o público. Tudo começa com o resumo. Ao construir o resumo perfeito criativo, não se esqueça que você deve ser o mais descritivo possível ao fornecer as informações mais pertinentes para o designer. Algumas questões básicas que o briefing criativo deve responder são: Qual é o objetivo do projeto? O que é o cliente, como ele está tentando se comunicar e por quê?

2. Inclua especificidades do projeto

Cada projeto criativo é diferente.

Tome cuidado para que o briefing criativo não vá restringir completamente a criatividade do designer, mas ele deve incluir detalhes do projeto. Por exemplo, o logotipo da empresa é necessário para a peça? Existe uma paleta de cores específica para este projeto? Há fontes que devem ser utilizados ou evitados? Além disso, incluir uma descrição da personalidade da marca, declaração de posicionamento, slogan e outras informações, tais como o endereço da web e telefone. Quanto mais específico você pode estar no briefing criativo, melhor.


3. Manter a audiência em mente

Ao construir um briefing , em primeiro lugar, mantenha sempre o público-alvo em mente.

Vá além da idade e gênero e forneça informações demográficas e psicográficas. O que o público já sabe sobre a sua empresa, produto ou serviço? Como é que o público atualmente pensa, sente e se comporta em relação ao seu produto, serviço ou empresa? Que mensagem única ou focada o público deve fixar na mente depois de ler ou ver a peça? A peça de design pode ser criativo, mas se ele não se conectar com o público certo, é inútil.

4. Fornecer uma Timeline

Desde o início, o designer deve estar ciente dos prazos pertinentes.

Para garantir isso, o briefing deve ser tão explícito quanto possível com uma linha de tempo razoável. Quando os conceitos iniciais de criação será forncecido? Quando é que as revisões serão feitas? Em que ponto haverá uma reunião de discussão com os designers? Quando é que a peça será concluída? Quando é que a peça estará pronta para publicação ou exibição (no caso da publicidade), pronto para impressão, ou carregado (no caso de websites)?

5. Explicar critérios de medição

A última parte e sem dúvida o mais importante do briefing criativo deve ser alguns critérios para medir o sucesso.

Critérios de medição são essenciais não só para determinar se ou não a peça criativa conseguiu esse sucesso, mas também o foco que o designer terá para considerar como a peça criativa é esperada pelo contratante. Pergunte a si mesmo, quais são os objetivos que a peça solucionará nas suas intenções de publicidade? Essas métricas devem ir além das vendas. Eles também devem incluir a eficácia da peça em capturar a personalidade da marca e da equidade.

Estes preceitos valem também para os profissionais de publicidade e para os designers de plantão, até mesmo para unificar os pensamentos dos dois lados, sempre mirando em um resultado de muito sucesso.

Este artigo foi inicialmente publicado na Revista de tendencias en comunicación de Grupo BPMO (Espanha) em 2011.





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