5 de janeiro de 2012

Google + passa os 60 milhões de usuários

Paul Allen, fundador do Ancestry.com, afirmou que a rede social da Google vai atingir 400 milhões de usuários no final de 2012.

O número de usuários do Google+ aumentou no final de 2011 e agora cresce em média 625 mil membros por dia em todo o mundo. O total de internautas cadastrados na rede social atingiu no último mês a marca de 62 milhões.

Fundador dos sites Anscestry.com e FamilyLink.com sites, que trazem redes de história e genealogia, Paul Allen escreveu nesta semana no blog do Google+ que a rede social vai atingir 400 milhões de usuários no final do próximo ano, com a continuidade do crescimento da taxa de adesão diária à rede.

"Pode ser por causa dos feriados de fim de ano, dos comerciais de TV, das novas ativações de aparelhos com sistema Android 4.0, do apelo de celebridades e da própria empresa, ou a boa fama da rede entre os usuários, ou até mesmo uma combinação de todos esses fatores, mas não há dúvida de que o número de novos usuários que se inscrevem no Google+ todos os dias tem acelerado significativamente nos últimas semanas", ele escreveu.

Algumas das previsões anteriores de Allen foram muito agressivas, apesar de que ele disse ajustar os números conforme dados oficiais são liberados. Em outubro, Allen estimou que o Google+ tinha cerca de 50 milhões de usuários, uma semana antes do CEO da Google, Larry Page, declarar que a rede social possuía na época 40 milhões de internautas cadastrados.

Para gerar as estimativas, Allen usa uma lista de sobrenomes comuns baseando-se em dados do censo demográfico para identificar qual porção da população dos EUA eles representam. Então, ele pesquisa no Google+ para obter o número de contas com cada nome, depois, multiplica para obter uma média da quantidade de usuários do site. O método de Allen, no entanto, não diz se os internautas cadastrados são ou não ativos no Google+.

Allen prevê que o site vai atingir 65,8 milhões de usuários em janeiro e 85,2 milhões em fevereiro.

O Facebook descartou a ameaça do Google+, mas também copiou alguns recursos do concorrente, como listas de amigos parecidas com o recurso Círculos, para facilitar o compartilhamento de atualizações com contatos específicos.


Twitter Facebook Favorites