16 de fevereiro de 2012

7 dicas para se ter sucesso com seu blog


O que faz um blog ter sucesso? Conteúdo? Os leitores? O target segmentado? Qual o volume de postagem? Esses e muitos outros dilemas pairam na cabeça dos aspirantes a blogueiros ou aqueles que já possuem certa experiência mas não conseguem entender porque o seu blog não alavanca.


Hoje reuni 7 dicas que não vão solucionar seus problemas, mas são norteadoras e servem para você conferir se está seguindo a receita direitinho!

1. Qualidade

Conteúdo é rei em se tratando de relacionamento e difusão de informações. Então, blogs não são exceção a regra. Se o blog não tem qualidade, jamais será bem sucedido, se você oferecer um conteúdo rico terá muito mais chances de obter sucesso.

2. Quantidade

Você deve estabelecer um volume de postagens, para que o seu leitor rotineiro não se depare com conteúdo atrasado ou muitos posts ainda não lidos - não que os seus leitores vão ler TODOS os seus posts, mas se o blog é de um assunto que ele tem interesse, provavelmente ele vai ler os títulos de assuntos relacionados e clicar nos mais interessantes e chamativos. Resumindo: equilíbrio e volume de postagens é TUDO!

3. Público

Um blogueiro deve escrever como um escritor em si, mas deve pensar como um leitor. Seu blog, provavelmente ( e em todos os casos deveria ser) é sobre um conteúdo que você domina, ou no mínimo, se esforça para entender. Portanto aquela antiga pergunta, mas que poucos ainda seguem e que é um diferencial: "Se eu fosse o público - alvo, leria isso?"
Se você acredita que o seu leitor vai se interessar e achar um diferencial dos demais, vá fundo!
Por exemplo: no nosso caso, me pareceu importante publicar aqui no Publistagram uma matéria de dicas para futuros blogueiros, já que queremos atingir pessoas criativas, que pensam para frente e que, muitas vezes querem tirar algumas dúvidas ou simplesmente entenderem como pessoas semelhantes a elas pensam.

4. Tamanho

Não há receita exata para o tamanho de um post, varia muito de assunto para assunto, inclusive do mesmo tema. O importante é como você vai distribuir esse conteúdo, como ele será apresentado e o quão é interessante sua escrita em se tratando de um post grande.
Eu particularmente leio posts de no máximo 3 parágrafos, exceto como estes de dicas ou os famosos "top 10" que rolam por aí. Minha dica é: seja direto, mas interessante e completo.

5. Marketing

Um blog precisa ser divulgado, difundido. De nada adianta você criar um conteúdo espetacular, inovador, sem que ninguém saiba que ele existe. Aqui no Publistagram, graças as nossas estratégias de redes sociais e muito esforço, estamos atingindo mais de 1.600 pessoas no Twitter e mais de 1.000 pessoas no Facebook em 2 meses de vida! E agradecemos por cada leitor que nos prestigia e faz nosso trabalho valer a pena.

6. Impacto

O que fideliza o seu leitor é o envolvimento que ele tem com seu conteúdo, se o seu impacto for positivo e o seu público se identificou com ele, seu trabalho está 70% feito, já que amanhã você vai ter que impactá-lo novamente. Muitas vezes o seu impacto se dá no título do seu post, ou na sua chamada nas redes sociais, ou onde mais você vá divulgar.

7. SEO

Não menos importante, SEO é a chave do momento para muitos blogs: aqueles que aparecem primeiro geralmente alcançam novos leitores mais rápido. Escolher as palavras-chave corretas e ter uma boa estratégia de SEO determinam o seu tráfego para que ele seja positivo.


E você, tem alguma estratégia de sucesso com seu blog? Compartilhe. Deixe seu comentário!





Postado por

Twitter Facebook Favorites