23 de fevereiro de 2012

Quando você deve exluir um Tweet?

Seu último tweet foi um pouco mal educado, um pouco invasivo, polêmico ou mesmo infeliz, com erros de português ou você falou alguma asneira. Bem, seja qual for o motivo, você está desesperado para apagá-lo, antes que ele vire um trending topic ou sua marca esteja em risco. Bem, antes de fazer qualquer coisa, confira algumas regras de etiqueta ao exluir um tweet ou mesmo quando você deve deixar as coisas fluírem.


Pense antes de agir: Twitter não é e-mail. Quando você digita estes 140 caracteres ou menos, pense bem, pois não é apenas um usuário que vai ver, mas sim qualquer um dos 500 milhões de usuários do microblog. Bem, mesmo depois de você ter pensado duzentas vezes, você acabou publicando um tweet e se arrependeu. O que fazer?

Bem, a resposta não é simples, infelizmente. Antes de você excluir, pense nos prós e contras que a repercussão pode lhe dar.

Por exemplo, se você postou uma foto constrangedora ou mesmo algo no perfil corporativo (como já presenciamos várias vezes com perfis públicos, políticos e etc.) pense bem, ela vai repercutir de maneira ruim? Você pode excluir no mesmo segundo mas pense, muitas pessoas podem ter visto e, uma alternativa para isso é pedir desculpas pela foto ou frase, afinal, erramos e todos somos humanos! Uma retratação é melhor que omissão!

Sendo assim, use como uma cartilha, quando um tweet exige ser excluído?

  • Tudo o que diminui sua marca social;
  • Um tweet cheio de palavrões;
  • Uma foto/vídeo embaraçoso;
  • Um tweet com erros de ortografia ou com falta de pontuação;
  • Um link morto (aqui, você pode retratar-se e ainda reenviar o novo link, se o tiver);
  • Um tweet semi- acabado que você se precipitou em enviar.
E há algumas situações em que normalmente você não deve apagar um tweet, mesmo se você quiser. Momentos em que você perdeu uma discussão com outro usuário, talvez, ou quando você tem um feedback negativo da sua comunidade sobre uma de suas opiniões. Se você excluir um tweet ou dois em uma dessas situações, você estará enviando uma mensagem que você não está totalmente a vontade com os seus próprios tweets ou com os feedbacks que recebe, melhor manter a calma e gerenciar o ocorrido. De repente você até se diverte nessa ;)



Postado por

Twitter Facebook Favorites